Tratamento de Feridas em BH

Tratamento de Feridas em BH

Tratamento de Feridas em BH

 

Tratamento de Feridas em BH é com a Prof. ET. Dra. Micheline Garcia Amorim Sarquis. Diretora Presidente Instituto Micheline Sarquis. Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Estomaterapia( Sobest ). Membro do Word Councilof Enterostomal Therapists( WCET). Estomaterapeuta pela UFMG – Especialista em Tratamento de Feridas Crônicas, Estomias e Incontinências.

 

Tipos de Tratamento de Feridas em BH oferecidos:

ulcera venosa

Tratamento de Feridas em BH – Úlceras venosas

As Insuficiências venosas crônicas ( conhecida popularmente como falta de circulação venosa) são as principais causas que podem levar ao aparecimento de úlceras venosas. São lesões extremamente dolorosas, extensas ( dor em queimação, latejantes, pontiagudas , etc), geralmente drenam muita secreção. São acompanhadas de edemas ( inchaço nas pernas , principalmente ao final do dia),  peso nas pernas, dor e endurecimento das panturrilhas, dentre outras queixas particulares de cada paciente. O tratamento da úlcera venosa consiste em uma série de medidas.

O Instituto Micheline Sarquis atua no tratamento da insuficiência venosa através de técnicas de enfaixamento ( terapia compressiva elástica e inelásta ) aplicação de Bota de Unna ou ataduras elásticas. Tudo associado ao uso de coberturas de última geração conforme cada fase da cicatrização e orientação para o repouso conforme cada cliente além das orientações nutricionais, que aceleram o processo de cicatrização.

Nosso foco não é simplesmente a cicatrização da ferida, mas a prevenção de novas lesões.

Úlcera venosa tem cura! Venha conhecer o Instituto Micheline Sarquis!

ulcera arterial

Tratamento de Feridas em BH – Úlceras arteriais

As úlceras arteriais ocorrem devido acúmulo de placas de gordura ou endurecimento das artérias, o que gera a falta ou dificuldade de circulação arterial. São lesões extremamente dolorosas, drenam pouca secreção. O cliente relata dor em pontadas “ como se tivessem uma agulha enfiando na ferida”, muitas vezes dormem com os pés para baixo na cama devido ao aumento da dor ao elevar os membros,  possui pés com temperatura fria, poucos pelos no membro, etc. As feridas geralmente são menores e acompanhadas de tecido necrótico (tecido morto). Acomete geralmente pacientes portadores de Diabetes e tabagistas.

A úlcera arterial pode levar, inclusive, a amputação do membro afetado, se não tratada corretamente ou em tempo hábil.

Somos especialistas em cicatrização!

neuropáticas

Tratamento de Feridas em BH – Úlceras neuropáticas

São feridas decorrentes da perda da função dos nervos do pé, principalmente da sensibilidade dolorosa e tátil.Assim o cliente pode ter a lesão e não perceber. Sem a sensibilidade, as possíveis lesões podem evoluir rapidamente e formar bolhas e feridas abertas (úlceras),inclusive com quadros de infecções graves e amputações.

Tratamento de Feridas em BH – Lesão em paciente portador de diabetes

A diabetes é uma patologia que afeta a circulação e a inervação, por isso existe uma perda da sensibilidade, mais comum nos pés.

As feridas chamadas de pé  diabético, atualmente são denominadas como lesões em pacientes portadores de diabetes. Elas são um conjunto de alterações neurológicas, infecciosas e vasculares( circulação), que acometem os pés dos pacientes portadores de diabetes e que podem levar a complicações graves ou até mesmo à amputação e morte.

Devem ser tratadas com urgência e pelo estomaterapeuta em conjunto com o médico assistente do cliente.

Algumas das lesões que acometem o portador de diabetes são:

Neuropatia diabética e Úlceras diabéticas.

lesão por pressão

Tratamento de Feridas em BH – Lesão por pressão

As Lesões por Pressão, segunda a National Pressure Ulcer AdvisoryPnael( NPUAP), organização norte americana dedicada à prevenção e ao tratamento de lesões por pressão, define que: Lesão por Pressão são danos localizados na pele e/ ou  tecidos moles, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico. São conhecidas popularmente por     “ escaras”, “ ulceras de decúbito” dentre outros.  Acontecem quando o cliente tem dificuldade ou impossibilidade de movimentar-se.  Dessa forma ocorre o aumento da pressão no local, consequentemente ocorre a redução de oxigenação, levando inicialmente a um quadro de vermelhidão permanente e depois inicia-se as feridas que podem ser superficiais e podem atingir até músculos e ossos.

São vários os fatores que podem predispor a lesões por pressão como: imobilidade, edema, incontinência urinária e fecal, traumatismos, cisalhamentos, idade avançada, desnutrição,aumento de pressão local, etc.

A prevenção é a melhor atuação do estomaterapeuta, profissionais e familiares.

O Instituto Micheline Sarquis atua além do tratamento propriamente das lesões, mas também na capacitação de familiares e cuidadores na prevenção de novas lesões, incluindo orientação dietética e posicionamento correto na cama, cadeiras e etc.

Tratamento de Feridas em BH – Queimaduras

As queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Podem ser causadas por líquidos superaquecidos; combustível; chama direta; superfície superaquecida; radiação solar; frio; fogos de artifícios; etc. São feridas extremamente dolorosas e requerem cuidado especializado do Estomaterapeuta devido ao risco de infecção e sequelas nas cicatrizes. Ocorre a destruição parcial ou total da pele, podendo ser superficiais ou profundas, atingindo desde a pele até músculos, tendões e ossos. As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho.

O Instituto Micheline Sarquis possui as melhores tecnologias para tratamento das queimaduras, reduzindo a dor, sequelas cicatriciais e promovendo uma cicatrização esteticamente o melhor possível.

ferida cirurgica

Tratamento de Feridas em BH – Feridas cirúrgicas

As feridas cirúrgicas são decorrentes de procedimento cirúrgico em um órgão ou área do corpo. Depois da cirurgia geralmente é realizado a sutura ( pontos). Em alguns casos, os pontos inflamam e abrem ( deiscências cirúrgicas). Sendo necessário o tratamento especializado para o tratamento da infecção e a cicatrização dos pontos abertos.

É indispensável o tratamento especializado para evitar e/ou complicações cirúrgicas.

Somos especialistas nisso!

Ferida Traumática

Tratamento de Feridas em BH – Feridas Traumáticas

São as feridas causadas por quedas , fraturas, cortes, acidentes de moto e carro que podem ser uma lesão simples como  o popular “ralado” até fraturas expostas graves. Tais feridas variam em tamanho , profundidade e gravidade. É necessário a limpeza correta e aplicação de coberturas  especiais para tratar e evitar complicações como as infecções, e acelerar a cicatrização.

colostomia

Tratamento de Feridas em BH – Colostomias e ileostomias

A palavra estomia vem do grego e significa “ boca ou abertura”. É um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização de parte do intestino  para o abdômem para promover a eliminação de fezes . É realizada quando o paciente apresenta algum problema para evacuar pelo ânus.

Podem ser provisórias ou definitivas.

Para tanto são utilizadas bolsas especiais para a coleta das fezes. O uso incorreto destas bolsas podem trazer complicações que a impedem de aderir ao abdômem, repercutindo inclusive na vida social do paciente.

O Instituto Micheline Sarquis é especialista na indicação correta das bolsas coletoras conforme cada caso, no tratamento das complicações  e em todas as orientações para o cuidado com as colostomias e ileostomias.

urostomia

Tratamento de Feridas em BH – Urostomias

Assim como nas colostomias e ileostomias, é um procedimento cirúrgico que cria um novo trajeto para a eliminação da urina chamada urostomia. A urina passará a sair pela abertura no abdômen e ficará armazenada na bolsa coletora.

É imprescindível que o paciente conheça tudo sobre seu estoma, como aplicar as bolsas coletoras, como higienizar seu estoma e como evitar complicações.

Somos especialistas em estomas. Agende sua consulta e retorne para suas atividades cotidianas.

A vida continua após o estoma!

Ligamos para você!

Deixe seu contato. Nós ligamos para você.
O Instituto Micheline Sarquis é especialista no tratamento de feridas crônicas, colostomias, ileostomias e urostomias. Além de ministrarmos cursos em nossas especialidades.

Tratamento de Feridas em BH

REDES SOCIAIS

INSTAGRAM  FACEBOOK  YOUTUBE

Share

Micheline Sarquis

Prof. ET. Dra. Micheline Garcia Amorim Sarquis. Diretora Presidente Instituto Micheline Sarquis. Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Estomaterapia( Sobest ). Membro do Word Councilof Enterostomal Therapists( WCET). Estomaterapeuta pela UFMG – Especialista em Tratamento de Feridas Crônicas, Estomias e Incontinências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat