O que é Estomaterapia?

O que é a Estomaterapia?

O que é a Estomaterapia?

 

A estomaterapia, desde 1980, é uma especialidade exclusiva do enfermeiro, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

A Prof. Dra. Micheline Sarquis, é a fundadora e estomaterapeuta do Instituto Micheline Sarquis e possui especialização em Estomaterapia  pela Universidade Federal de Minas Gerais que é reconhecido pela   Sociedade Brasileira de Estomaterapia ( SOBEST) e credenciados pelo WCET.

O que é a Estomaterapia?

O Órgão oficial da Estomaterapia no Brasil é a Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências (SOBEST), fundada em 4 de dezembro de 1992.

O WCET é o órgão oficial da estomaterapia mundial, foi fundado em 1978 e tem como finalidade principal a promoção dos especialistas e a normalização da especialidade em todo o mundo. A estomaterapia está presente e oficializada em 21 países e em todos os continentes, perfazendo um total de mais de 5000 Estomaterapeutas (ET’s) em todo o mundo.

Quais as vantagens em tratar no Instituto Micheline Sarquis? Como é o nosso tratamento?

O Instituto Micheline Sarquis é presidido pela estomaterapeuta Prof  Dra. Micheline Garcia Amorim Sarquis que atua em Belo Horizonte e todo território nacional no tratamento de feridas crônicas, de difícil cicatrização e muitas vezes com indicação de amputação, conseguindo a cura das mais diversas feridas. Além de tratar e prevenir complicações em colostomias, ileostomias e urostomias.

Nosso tratamento é totalmente personalizado e individualizado. O que é a Estomaterapia?

Não realizamos curativos! Nós realizamos o tratamento do cliente portador de feridas. Entendemos que a ferida não é somente uma patologia física, ela representa dificuldades de relacionamentos familiares, sociais, no trabalho , no dia a dia de toda a família e amigos que sofrem junto com o portador de feridas.

Nossa missão é cuidar muito além da ferida, mas de tudo que ela representa em sua vida.

O bem estar e a saúde de nossos clientes e familiares são o centro de nossas atenções!

Entendemos que cada um percebe a sua dor de uma forma única e exclusiva. E nós valorizamos seus sentimentos.

 

O que é a Estomaterapia? Nosso trabalho possui 3 principais pilares que são:

 

1º – Tratamento da causa da ferida, em conjunto com equipe multidisciplinar, especialmente os médicos dos nossos clientes;

2º – Orientação e suporte nutricional, para acelerar a resposta imunológica e produção de células de cicatrização;

3º – Terapia tópica que são as coberturas de última geração com as melhores tecnologias em tratamentos de feridas ( curativos importados)  e prevenção e tratamento de estomas que aceleram a cicatrização muito mais rápida que tratamentos tradicionais e com redução significativa da dor.

 

O que é a Estomaterapia?

O que é a Estomaterapia?

 

Curativos BHTratamento de Feridas em BH. Lesão em paciente portador de diabetes. O que é Estomaterapia?. O que são feridas?. Diferenças entre úlceras venosas e úlceras arteriais. Curativos. Curso. tratamentos.

 

Share

Micheline Sarquis

Prof. ET. Dra. Micheline Garcia Amorim Sarquis. Diretora Presidente Instituto Micheline Sarquis. Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Estomaterapia( Sobest ). Membro do Word Councilof Enterostomal Therapists( WCET). Estomaterapeuta pela UFMG – Especialista em Tratamento de Feridas Crônicas, Estomias e Incontinências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat