Lesão em paciente portador de diabetes

O que é a Estomaterapia?

Lesão em paciente portador de diabetes

 

A diabetes é uma patologia que afeta a circulação e a inervação, por isso existe uma perda da sensibilidade, mais comum nos pés.

As feridas chamadas de pé diabético, atualmente são denominadas como lesões em pacientes portadores de diabetes. Elas são um conjunto de alterações neurológicas, infecciosas e vasculares( circulação), que acometem os pés dos pacientes portadores de diabetes e que podem levar a complicações graves ou até mesmo à amputação e morte.

Devem ser tratadas com urgência e pelo estomaterapeuta em conjunto com o médico assistente do cliente.

Dentre as principais complicações do diabetes temos:

Neuropatia diabética. Perda da função dos nervos do pé, principalmente da sensibilidade dolorosa e tátil.Assim o cliente pode ter a lesão e não perceber. Sem a sensibilidade, as possíveis lesões podem evoluir rapidamente e formar bolhas e feridas abertas (úlceras), inclusive com quadros de infecções graves.

Úlceras diabéticas. Feridas abertas ocasionadas por aumento da pressão local (calosidades e mal perfurante plantar ) ou por lesões na pele. Podem ou não estarem associadas a perda da sensibilidade no pé. Podem ou não serem dolorosas, e geralmente apresentam calosidades, sangramentos e presença de tecido necrótico.

O Instituto Micheline Sarquis atua no tratamento das lesões em pacientes diabéticos e na prevenção de novas lesões. Nossos clientes e familiares são orientados quanto aos cuidados com os pés, unhas, inspeção dos pés, hidratação, calçados e palmilhas personalizadas.

 

Curativos BHTratamento de Feridas em BH. Lesão em paciente portador de diabetes. O que é Estomaterapia?. O que são feridas?. Diferenças entre úlceras venosas e úlceras arteriais. Curativos. Curso. tratamentos.

Share

Micheline Sarquis

Prof. ET. Dra. Micheline Garcia Amorim Sarquis. Diretora Presidente Instituto Micheline Sarquis. Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Estomaterapia( Sobest ). Membro do Word Councilof Enterostomal Therapists( WCET). Estomaterapeuta pela UFMG – Especialista em Tratamento de Feridas Crônicas, Estomias e Incontinências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat