Diferenças entre úlceras venosas e úlceras arteriais

O que é a Estomaterapia?

Diferenças entre úlceras venosas e úlceras arteriais

 

A principal diferença entre a úlceras venosas e úlceras arteriais é a sua causa ( etiologia). As lesões arteriais surgem devido à falta ou dificuldade de chegar sangue arterial nas pernas, o que justifica dor intensa e intermitente ( contínua). Geralmente acomete pessoas que tem diabetes ou outros problemas artérias ( arterial). Além disso muitas vezes são necessários a associação de coberturas de última geração e cirurgia para melhorar a circulação sanguínea.

Úlceras venosas

 

Já a úlcera venosa surge pelo acúmulo excessivo de sangue venoso na perna devido a insuficiência da bomba da panturrilha “conhecido popularmente como batata da perna”, o que vai enfraquecendo os tecidos, dilatando as veias e podendo iniciar as feridas.

Existem também casos em que os pacientes podem ter as duas causas juntas ( venosas e arteriais), chamadas de úlceras mistas. O Instituto Micheline Sarquis é especialista nisto. Agente sua consulta!

Úlceras venosas

Curativos BHTratamento de Feridas em BH. Lesão em paciente portador de diabetes. O que é Estomaterapia?. O que são feridas?. Diferenças entre úlceras venosas e úlceras arteriais. Curativos. Curso. tratamentos.

 

Share

Micheline Sarquis

Prof. ET. Dra. Micheline Garcia Amorim Sarquis. Diretora Presidente Instituto Micheline Sarquis. Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Estomaterapia( Sobest ). Membro do Word Councilof Enterostomal Therapists( WCET). Estomaterapeuta pela UFMG – Especialista em Tratamento de Feridas Crônicas, Estomias e Incontinências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat